Observatório Social lança campanha Nossa São Luís no auditório da OAB/MA

Observatório Social lança campanha Nossa São Luís no auditório da OAB/MA







Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (26/08), no auditório da Ordem dos Advogados do Maranhão, o pré-lançamento da campanha Nossa São Luís, criada pelo Observatório Social de São Luís, por intermédio do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão. Entre os objetivos, estão a criação de uma consciência cidadã e soluções para os problemas da cidade.

A vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, que participa da organização desde a sua criação, esteve presente no evento, que contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Ted Lago, e outros integrantes, como Nilson Ferraz, da Alumar, e Ingrid Grill, diretora pedagógica da Escola Crescimento e Ted Lago.

Daniel Madorra, um dos coordenadores da campanha Nossa São Luís, explicou que o Observatório é a organização que dá suporte técnico ao movimento, além da articulação com demais movimentos e observatórios no Brasil e na América Latina. “O Movimento Nossa São Luís é resultado dessa articulação, permitindo uma participação mais ampla, com o intuito de criar uma consciência cidadã e de tornar público o que gostamos de chamar de ‘democracia participativa’”, esclareceu.

Objetivos da ONG - Em 2008, com a construção do Observatório Social de São Luís e de um sistema de indicadores sociais, a principal proposta era a de obter um diagnóstico sobre a situação de áreas como educação, saúde, violência, infância e juventude da capital maranhense.
Atualmente, com os índices de qualidade de vida de São Luís devidamente identificados, a próxima etapa é conscientizar e visar soluções conjuntas para os desafios que a nossa cidade enfrenta.

De acordo com a coordenação do Nossa São Luís, o eixo de trabalho do projeto foca dois campos principais: o primeiro é o da mobilização, buscando divulgar e dar capilaridade ao Movimento já que, referindo-se a público-alvo, acredita-se que esta deva ser uma ação de todos, incluindo-se as organizações sociais, a Imprensa maranhense, empresas, escolas e a área acadêmica, além do poder público.
O segundo campo pretende qualificar a discussão sobre os desafios enfrentados pela cidade, com dados específicos e através de um amplo diálogo inter setorial, propondo soluções e prioridades, através de seminários e encontros que possam dar origem a estas propostas.

“O movimento Nossa São Luís chega agora para chamar a atenção e despertar em cada um de nós, que vivemos em São Luis, sobre qual é o nosso papel e o nosso compromisso enquanto cidadãos. Somos responsáveis pela cidade que temos hoje e pela cidade que seremos no futuro”, enfatizou Daniel.

A vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, afirmou que a campanha é uma efetiva ferramenta de controle social e que, através da publicação dos indicadores identificados, é possível fazer contribuições diárias para a cidade. “Estamos dando um passo muito importante. A OAB/MA, enquanto instituição, firma sua parceria com a campanha Nossa São Luís. Pessoalmente, acredito que todos possuímos formações profissionais e humanas privilegiadas. Devemos usar isso em favor da melhoria da nossa capital”, observou.

A pré-campanha congregou pessoas de diversas instituições de incentivo social, além da sociedade civil, interessada no debate. Na ocasião, foi apresentado um vídeo com a peça publicitária do Movimento que será veiculado a partir do dia 29 de agosto, culminando no aniversário da cidade, dia 08 de setembro.

fonte: OAB-MA

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