Professores debatem incentivo à leitura na rede municipal de ensino

Professores debatem incentivo à leitura na rede municipal de ensino
O “Letramento e Alfabetização” foi iniciado em 2008 e já capacitou dois mil alunos, 40 professores, 11 gestores, 22 pais e 22 crianças e adolescentes

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com organização não governamental Plan Brasil, realizou o “III Encontro de Professores do 1º e 2º Ciclos da Rede Municipal de Ensino de São Luís do Projeto Letramento e Alfabetização”, no Centro de Ensino Liceu Maranhense.

O “Letramento e Alfabetização” foi iniciado em 2008 e já capacitou dois mil alunos, 40 professores, 11 gestores, 22 pais e 22 crianças e adolescentes para atuar como agentes de leitura.

O principal objetivo do projeto é possibilitar que alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino fundamental desenvolvam habilidades para a leitura, compreensão e interpretação de textos, bem como capacidades de realizar operações matemáticas básicas, a partir do desenvolvimento do raciocínio lógico quantitativo e qualitativo. Também visa ao incentivo à criatividade e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão.

Para a gerente da Plan, Célia Bonilia, a revitalização dos espaços e a participação dos agentes de leitura no projeto permitem que o indivíduo entenda sua participação cidadã muito melhor; “o cidadão torna-se difusor da própria cultura”, avaliou.

Além disto, o projeto contempla programas de formação continuada para professores que enfatizam metodologias participativas e lúdicas, bem como a promoção de atividades escolares curriculares e extracurriculares que estimulam a promoção de leitura, a participação e a autoestima dos alunos.

“O projeto, de suma importância, faz parte da política pedagógica da Secretaria Municipal de Educação no que se refere ao desenvolvimento das práticas de leitura e escrita”, disse a superintendente do Ensino Fundamental da Semed, Áurea Regina Prazeres.

Desenvolvido a partir da parceria entre a Semed e a ONG Plan Brasil, o projeto revitalizou espaços de leitura nas escolas e equipou unidades de ensino com brinquedos pedagógicos, jogos educativos, livros e demais materiais que estimulam a leitura e o exercício de outras linguagens.
Além disto, o projeto permitiu o recebimento de um televisor, um DVD player, duas estantes, um armário, um jogo de mesa e cadeira infantil, pufes em forma de lápis coloridos, um tapete, uma coleção de livros paradidáticos e outra de enciclopédias, por escolas participantes.

FONTE: www.oimparcialonline.com.br/ de 19.04.2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog